MEMBERS LOGIN
Site Search Advanced Search

Sobre a Fundação Europeia para a Formação (FEF)

ETF staff

A Fundação Europeia para a Formação (FEF) é uma agência da União Europeia (UE). Ajudamos os países vizinhos da UE – os países parceiros – na reforma dos seus sistemas de ensino e formação profissional na perspetiva da aprendizagem ao longo da vida, com o objetivo de realizar todo o potencial dos seus cidadãos.

Somos financiados pela UE. Todo o nosso trabalho visa maximizar o investimento em educação e formação nos países parceiros, em conformidade com as políticas da UE em matéria de relações externas. Ao apoiar o desenvolvimento do capital humano, contribuímos para o desenvolvimento social e económico e para a estabilidade a longo prazo nos países vizinhos da União Europeia.

Consideramos que uma perspetiva holística da aprendizagem, que englobe todos os aspetos da educação e formação ao longo de toda a vida do indivíduo, constitui a melhor forma de facilitar a transição e ajudar as economias em desenvolvimento a aumentarem a sua prosperidade, a criarem crescimento sustentável e a incentivarem a inclusão social.

O valor acrescentado das nossas intervenções decorre do nosso conhecimento do contexto político, da nossa rede de especialistas e da nossa rápida capacidade de resposta às solicitações. Somos uma organização neutra e não comercial, com competências únicas no desenvolvimento de capital humano e nas suas relações com o emprego.

Contexto

Trabalhamos com países limítrofes da UE com vista à melhoria do seu ensino e formação profissional, dado que os seus conhecimentos e competências constituem os meios para proporcionar a todos uma vida mais próspera e plena.

O nosso objetivo é fazer do ensino e formação profissional um elemento impulsionador para a aprendizagem ao longo da vida e para o desenvolvimento sustentável, com especial ênfase na competitividade e na coesão social.

No mundo de hoje, a educação e a formação são essenciais para fazer face aos numerosos desafios políticos, sociais e económicos. Essa responsabilidade cabe não apenas aos Estados-Membros da UE, mas também aos países vizinhos da União Europeia. Partilhamos o objetivo do crescimento económico sustentável e da inclusão social e contribuímos para a concretização desses objetivos através da criação de parcerias entre a UE e os países nossos vizinhos.

Trabalhamos com os países para dotar os seus cidadãos de competências úteis para o crescimento, o emprego e a cidadania ativa, assim como para lhes proporcionar oportunidades de aquisição de conhecimentos e de aprendizagem ao longo da vida. Em suma, ajudamos os nossos parceiros a aproveitar ao máximo o seu bem mais valioso: o capital humano.

O que fazemos

Ao alargar o acesso ao ensino e formação profissional e ao melhorar a sua qualidade, estamos a trabalhar para:

  • facilitar a cooperação entre o ensino e o mundo empresarial
  • aumentar a empregabilidade dos indivíduos
  • promover a aprendizagem empresarial
  • melhorar a governação inclusiva no ensino e na formação
  • criar possibilidades para a aprendizagem ao longo da vida
  • desenvolver sistemas e quadros de qualificação
  • criar escolas e formar professores
  • facilitar a transição da vida escolar para o mundo do trabalho.

A um nível mais amplo, a Fundação Europeia para a Formação (FEF) disponibiliza informações e análises sobre o desenvolvimento do capital humano nos países parceiros através das revisões das políticas do Processo de Turim. É essa a base para apoiarmos os países parceiros e contribuirmos para a conceção e a prestação de assistência por parte da UE.

A FEF apoia as instituições dos países parceiros para estas gerirem o desenvolvimento do seu capital humano. Incentivamos a criação de redes e a troca de informações, de experiências e de boas práticas, quer entre a UE e os países parceiros quer entre os próprios países parceiros.


Onde trabalhamos

No contexto das políticas da União Europeia em matéria de relações externas, a ETF trabalha com os países limítrofes da UE:

  • Sudeste Europeu: Albânia, Bósnia Herzegovina, Kosovo , antiga República jugoslava da Macedónia, Montenegro, Sérvia e Turquia.
  • Mediterrâneo Meridional e Oriental: Argélia, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina , Síria e Tunísia.
  • Parceria Oriental: Arménia, Azerbaijão, Biolorrússia, Geórgia, República da Moldávia e Ucrânia.
  • Ásia Central: Cazaquistão, Quirguizistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão.
  • Rússia


Os nossos parceiros

Enquanto centro especializado, trabalhamos estreitamente com diversas instituições para promover e facilitar a cooperação, o desenvolvimento de conhecimentos e a troca de experiências no domínio da educação e formação. Os nossos interlocutores são, nomeadamente:

  • responsáveis políticos, especialistas, doadores e parceiros sociais da UE, os seus Estados-Membros e países e territórios parceiros;
  • organismos europeus como o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop), a Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound), o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (EBRD), as organizações bilaterais doadoras de fundos de Estados-Membros da UE e o Banco Europeu de Investimento (BEI).
  • organizações internacionais como, por exemplo, o Banco Mundial, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Desenvolvimento através da aprendizagem

A União Europeia está a desenvolver uma economia baseada no conhecimento e nas competências, o que torna fundamental reforçar o desenvolvimento do capital humano nos países próximos da UE. A criação de sistemas de ensino e formação que apoiem o desenvolvimento de uma força de trabalho competitiva e com boas qualificações nos países parceiros contribui para que a inovação se traduza em crescimento e conduza a uma situação de prosperidade para todos.



Forgot your username or password?